Solo arenoso: o que é e como aumentar a produtividade

Identificar o solo arenoso é uma questão de grande importância para agricultores, uma vez que o tipo do solo, suas texturas, estrutura e disponibilidade de nutrientes influenciam diretamente no desenvolvimento das culturas. 

Quais são as particularidades deste solo? Como aproveitá-lo? Como é formado? Como saber se o seu solo realmente é arenoso? Quais são as estratégias para otimizar o manejo neste tipo de solo? 

Neste artigo responderemos estas e outras questões. Fique até o final para tirar todas as dúvidas. Boa leitura! 

O que é solo arenoso? 

Solo arenoso é um tipo de solo com alto teor de areia (a partir de 70% de presença já pode ser classificado como arenoso) e pouca presença de argila na composição. Por isso, a textura é leve e granulosa. 

No Brasil, a maior concentração deste tipo de solo está no Nordeste do país e, por isso, este é o principal problema agrícola da região. No entanto, o solo arenoso também aparece em outras localidades e estados do país, como São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

Este tipo de solo é caracterizado ainda por uma pobreza de nutrientes e baixo teor de matéria orgânica.

<<< Leia também: como fazer um preparo ideal do solo >>> 

Como o solo arenoso é formado? 

Devido às suas características, há uma facilidade de escoamento da água neste tipo de solo. Mas isso se torna um problema, já que a água leva com maior facilidade os nutrientes presentes no solo, tornando-o menos fértil e menos produtivo. 

A deficiência de cálcio e o PH ácido também são características marcantes do solo arenoso. 

Quais os impactos negativos do solo arenoso? 

O principal aspecto negativo do solo arenoso, como já mencionamos, é a pobreza de nutrientes. Com isso, a cultura não se desenvolve com toda a sua força, de modo que ou haverá uma perda considerável da produção, ou será necessário investir em adubo e suplementação de nutrientes. 

Por isso, podemos destacar como impacto negativo deste tipo de solo os fatores econômicos. Esse pode ser um fator de aumento do preço de comercialização de algumas produções em certos contextos. 

Como saber se o solo é arenoso?

Para saber se um solo é ou não arenoso, a primeira característica a ser observada é sua consistência: se estiver granulosa, já é um indicativo. Além disso, observar a porosidade também é uma boa forma de identificar o tipo. 

Outra característica do solo arenoso é a pouca umidade, já que este tipo de solo seca com muita rapidez. Em análises mais complexas, identificar a pobreza de nutrientes pode também levar o agricultor a identificar o solo como arenoso. 

A alta possibilidade de erosão também é comum neste tipo de solo, além do PH ácido e um baixo teor de matéria orgânica. A tabela a seguir é utilizada para analisar o solo e classificá-lo: 

característica do solo arenoso
Disponível no Manual Internacional de fertilidade do solo

Como melhorar a produtividade no solo arenoso? 

Existem algumas estratégias que podem ajudar a driblar as dificuldades que este tipo de solo impõe. Essas estratégias são diversas e, cada uma em sua particularidade de abordagem, aumenta a produtividade no solo arenoso. Conheça-as a seguir: 

Sistema de Plantio direto (SPD) 

O SPD ajuda a preservar o solo, de modo a permitir uma exploração mais produtiva de áreas cujo solo seja arenoso. Além disso, o Sistema de Plantio Direto também aumenta a presença de matéria orgânica no solo, melhorando a retenção de água, fundamental para a produtividade. 

Problemas de erosão também são mitigados, além de permitir uma retenção maior de nutrientes no solo, melhorando os atributos biológicos e reduzindo os picos de temperatura. Com todos esses efeitos, é inegável o impacto na produtividade. 

<<< Veja também: Monitoramento de lavoura: como fazer >>>

Adubação verde 

A estratégia de adubação verde também é fundamental para o aumento da produtividade em solos do tipo. Essa estratégia utiliza plantas de cobertura para proteção da superfície do solo, de modo que há melhorias significativas nas condições físicas, químicas e biológicas da localidade. 

Entre as possibilidades de plantas para a adubação verde, os especialistas apontam: 

  • brachiaria; 
  • feijão guandu; 
  • crotalárias; 
  • panicum; 
  • ramíneas milheto. 

O problema da erosão também é combatido com o uso da adubação verde, uma vez que aumenta a presença de matéria orgânica e nutrientes. 

Rotação de culturas

A rotação de culturas aparece como estratégia para aumento da produtividade, já que possibilita manter a palhada no solo, de modo que os benefícios positivos de outras estratégias também são experimentados aqui. 

Isso acontece porque as palhas de leguminosas tendem a decompor com maior velocidade. Além disso, são ricas em nitrogênio, que também é benéfico para o solo. Em contrapartida, as gramíneas são carentes em nitrogênio, enquanto ficam por longos períodos no solo. 

Por isso, os agricultores têm adotado o seguinte esquema de rotação:

  • Soja na safra | Milho | Braquiária na safrinha (consórcio) 
  • Soja na safra | Pastagem | Grandu (consórcio) 

Conclusão 

O principal aspecto negativo do solo arenoso é a pobreza de nutrientes. Para melhorar a produtividade destacamos três estratégias: 

  • Sistema de Plantio Direto 
  • Adubação Verde 
  • Rotação de culturas. 

Quer conhecer profundamente o solo da sua plantação? Para promover um diagnóstico completo do solo, conheça o SoilXplorer.