A calagem é um assunto fundamental no mundo da agricultura. Isso porque, através dessa estratégia, é possível alcançar resultados mais expressivos na lavoura. A aplicação do processo de calagem está diretamente ligada à correção da acidez do solo e, por isso, relaciona-se com a produtividade.
Embora a calagem seja seguramente conhecida por todos aqueles envolvidos na agricultura, é comum surgirem dúvidas sobre a maneira correta de aplicação e as finalidades esperadas.
Neste artigo, exploraremos todas as finalidades da calagem, benefícios e o passo a passo de como fazer. Após esta leitura, a aplicação do processo de calagem será muito mais efetivo em sua plantação.
Boa leitura!
O que é calagem?
A calagem é um processo que integra o preparo do solo durante o cultivo agrícola. De forma direta, a calagem diminui a acidez do solo, mas também aumenta o pH e garante o equilíbrio nutricional de magnésio e cálcio.
Sem uma correção da acidez, as plantas apresentam dificuldade para absorver os nutrientes disponíveis. A calagem, portanto, fornece essa correção para garantir que a absorção seja adequada. A faixa ideal de solo é algo próximo a 5,5 e 6,5.
Calagem, portanto, é um modo de manter o solo agrícola nessa faixa.
Qual a finalidade da calagem?
O Brasil é um país privilegiado para o desenvolvimento da agricultura. Não à toa, somos um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Mas nem tudo é perfeito: o solo brasileiro apresenta uma alta taxa de acidez, bem como o alumínio. Essa combinação cria um cenário de toxicidade para as culturas.
A principal finalidade da calagem, portanto, é justamente promover o equilíbrio desses
índices. Uma vez que influencia na produtividade, a calagem também tem uma finalidade econômica, ou seja, a de diminuição do custo das plantações (como diminuição das perdas) e crescimento dos benefícios.
Benefícios da calagem
Com a utilização da calagem como instrumento para promoção do equilíbrio do pH e da disponibilidade de nutrientes do solo, é possível experimentar diversos benefícios.
O primeiro e mais imediato é, sem dúvidas, um aumento da disponibilidade desses nutrientes, uma vez que a acidez impediria uma disponibilidade satisfatória. Entre os principais nutrientes que contam com uma melhora na disponibilidade por influência direta da calagem, é possível destacar o cálcio, o magnésio e o fósforo.
Com isso, solos e plantas passam a ter maior tolerância a momentos de seca, sobretudo nas regiões do país em que esse cenário é mais frequente.
[Passo a passo] Como fazer a calagem
Fazer a calagem é estratégico para garantir que os melhores resultados sejam colhidos no processo agrícola. No entanto, é preciso muita atenção: a aplicação do calcário impacta diretamente o solo. Isso significa que a aplicação equivocada tem efeitos negativos inesperados.
Por isso, é fundamental anteceder a calagem com uma série de procedimentos. Dentre esses procedimentos, podemos destacar a análise de solo e a altimetria. Tudo o que virá depois deve partir de um planejamento. A seguir, separamos um passo a passo com um conjunto de práticas que antecedem a aplicação do calcário:
Colete amostra do solo
Conhecer o tipo de solo do local da aplicação do calcário é fundamental para entender a disponibilidade de nutrientes e identificar as deficiências. Para essa identificação, será preciso coletar amostras do solo.
Em primeiro lugar, essa amostra deve ser representativa e significativa, de modo que a parcela colhida traduz o cenário ideal de todo o território. Os especialistas recomendam que a amostra seja coletada após a colheita de verão. Mas isso não basta, também é fundamental garantir a coleta antes do preparo anual do solo e após as chuvas.
Defina o tipo de calcário
A partir da amostra do solo, será possível escolher o tipo de calcário ideal para as necessidades específicas do solo. Entre os tipos possíveis, podemos destacar:
- Calcário calcítico: este tipo apresenta um teor maior de cálcio (entre 45% e 55% de CaO);
- Calcário magnesiano: um calcário considerado intermediário, com teor de MgCO³ entre 10 e 25%, enquanto o CaO alcança níveis entre 40 e 42%;
- Calcário dolomítico: com maior concentração de mineral dolomita nas rochas, além de magnésio acima de 25%. Por isso, é recomendável para solos com deficiência de magnésio;
- Calcário filler: este tipo de calcário apresenta granulometria menor que a malha de 0,30 mm;
- Cal virgem: aplicada antes da plantação, tem ação imediata;
- Cal hidratada ou extinta: por ser fina, não pode ser aplicada em dias de vento;
- Calcário calcinado: características intermediárias entre calcário e cal virgem;
- Escória básica de siderurgia: composto por silício, ferro, manganês, zinco, fósforo e enxofre, além de altos teores de cálcio e magnésio;
- Carbonato de cálcio: com ação neutralizante, é formado por carbonato de cálcio, corais e sambaquis.
Defina a dose do calcário
Para definir a quantidade de calcário a ser aplicado na calagem, algumas fórmulas podem ser utilizadas como, por exemplo:
NC = Necessidade de calcário, em t/ha;
CTC = CTC pH7 (capacidade de troca de cátions) em cmolc/dm3;
V2 = Porcentagem de saturação por bases desejada;
V1 = Porcentagem de saturação por bases atual do solo (encontrada na análise do solo);
PRNT = Poder Relativo de Neutralização Total (encontrado na embalagem do calcário).
Outra fórmula possível é a seguinte:
NC = Necessidade de calcário, em t/ha;
Y= Valor variável conforme o tipo do solo: (Arenoso: Y = 0 a 1, Médio: Y = 1 a 2, Argiloso: Y = 2 a 3 ou Muito argiloso: Y = 3 a 4)
mt= Saturação por Al3+ (100 x Al / SB + Al);
t= CTC efetiva (SB + Al);
X= Teor mínimo de Ca + Mg : tabelado, sendo que para forrageiras tropicais é de 1 a 2;
Ca2+ + Mg2+ = teores trocáveis de Ca e Mg, em cmolc/dm3.
Compre o produto e aplique-o
Após seguir os passos destacados anteriormente, bastará aplicar o produto e esperar sua ação, experimentando, a seguir, os efeitos benéficos da calagem.
Conclusão
Neste artigo, vimos que a calagem é um processo que integra o preparo do solo durante o cultivo agrícola. As finalidades estão relacionadas, sobretudo, ao equilíbrio dos índices de acidez do solo, diminuição do custo e aumento da produtividade.
Com relação aos benefícios, destacamos o aumento da disponibilidade desses nutrientes e tolerância a momentos de seca. Para executar tudo isso, apontamos o seguinte passo a passo:
- Colete amostra do solo
- Defina o tipo de calcário
- Defina a dose do calcário
- Compre o produto e aplique-o
Gostou do nosso conteúdo? Continue a acompanhar tudo sobre agricultura através dos nossos artigos aqui em nosso site.