Plantio em taxa variável vale a pena? 

A distribuição de sementes em taxa variável permite entregar um manejo diferenciado de acordo com as necessidades específicas do solo de cada área.

Eficiência é a palavra-chave quando o assunto é lavoura ou plantação. Nesse sentido, buscar meios de melhorar o plantio é uma das tarefas mais importantes para o produtor rural.

Para ter um plantio mais eficiente, o produtor pode contar com tecnologias que realizam taxas variáveis de sementes, compensações em curvas, desligamento linha a linha e propiciam uma uniformidade no espaçamento entre sementes.

Mas existe uma estratégia que, quando adotada, parece gerar resultados muito positivos. Estamos falando do plantio em taxa variável.

Neste post, vamos analisar essa estratégia e investigar se tal prática realmente vale a pena.

Antes de começarmos, confira os tópicos que vamos abordar ainda neste texto:

  • O que é taxa variável?
  • Vantagens
  • Como fazer o plantio
  • Taxa variável em fertilizantes e em sementes
  • Tecnologia para plantio

O que é taxa variável?

A aplicação em taxa variável consiste em uma tecnologia da agricultura de precisão que permite controlar a liberação de insumos de forma específica para cada área do plantio de acordo com o mapa de prescrição.

A consequência dessa aplicação é o respeito às capacidades produtivas de cada local, aumentando e otimizando os resultados.

Utilizar taxas fixas no cultivo pode fazer com que determinadas áreas recebam insumos a mais do que necessário, enquanto outras recebam menos. Dessa forma, pode-se ter um decréscimo na produtividade da lavoura.

Vantagens da taxa variável

A utilização da taxa variável nos processos de pré-plantio, plantio e pós-plantio tem sido muito elogiada pelos produtores rurais, sobretudo pelos resultados satisfatórios que costuma gerar nas lavouras de forma geral.

Vale a pena, no entanto, destacar alguns desses benefícios para que você compreenda o porquê vale a pena investir na aplicação em taxa variável, confira:

Uniformidade da produtividade

A aplicação em taxa variável garante uma uniformidade da produtividade. Isso ocorre porque a quantidade de insumos não é aplicada a partir de uma taxa fixa atribuída para toda a extensão da lavoura.

A distribuição de insumos em taxa variável consegue calcular, de forma direta e objetiva, a quantidade necessária de insumos para cada microrregião. Dessa forma, serão evitadas áreas com carência de insumos ou com insumos em excesso, garantindo que toda a lavoura tenha o máximo de potência em sua produtividade.

Diminuição do impacto ambiental

Também vale destacar que aplicação diminui o impacto ambiental da plantação, pois não haverá excesso de elementos químicos despejados na natureza.

Isso também representa uma economia com insumos, já que o uso dosado evitará desperdícios e aplicações em excesso em áreas onde não será preciso fazê-lo.

Otimização do tempo

Por fim, o plantio em taxa variável garante um melhor aproveitamento do tempo, isso porque, através das ricas informações que o sistema oferecerá, o produtor rural pode otimizar seu tempo e seus processos de maneira eficiente.

Como fazer o plantio em taxa variável

O plantio em taxa variável pode ocorrer através de tecnologias próprias para isso. Tais tecnologias são responsáveis por controlar a liberação das sementes e dos insumos na área de plantio, de acordo com as recomendações.

A agricultura de precisão surge aqui, novamente, como uma opção viável, já que as tecnologias de distribuição de insumos fazem parte dessa gama de soluções da agricultura de precisão.

Taxa variável em fertilizantes líquidos

A distribuição de insumos em taxa variável pode ser utilizada, por exemplo, para a distribuição de fertilizantes líquidos, garantindo que a quantidade correta seja liberada em cada área da lavoura.

Uma solução de pulverização inteligente consegue, portanto, fazer essa gestão automática dos insumos liberados no momento da pulverização.

Taxa variável em sementes

A distribuição de sementes também pode ser feita a partir dessa dosagem automática.

Para isso, são utilizadas o controle de taxa e desligamento linha a linha, ou seja, os equipamentos de distribuição ligam e desligam a liberação de sementes na medida em que surge ou não a necessidade.

O benefício direto está em evitar a sobreposição de sementes, ocorrido que prejudica os resultados da lavoura e gera prejuízos financeiros.

Também evitará que certas localidades ao longo da zona de plantio fiquem sem sementes, garantindo uma perfeita utilização do espaço disponível.

Tecnologia para distribuição de insumos em taxa variável

Já existem tecnologias no mercado que possibilitam a distribuição de insumos em nessa taxa.

É o caso, por exemplo, do XActSprayer, que permite uma pulverização inteligente através do controle em liberação de agroquímicos, nutrientes ou fertilizantes líquidos.

Essa tecnologia garante benefícios como:

  • controle bico a bico, permitindo uma pulverização adequada na medida certa;
  • gotas uniformes e operação em diversas velocidades;
  • compensação em curva mantendo a taxa planejada;
  • impede sobreposição ou falha na hora de pulverizar;
  • equipamento resistente, testado nas condições mais severas de uso.

Mas há, ainda, a tecnologia que permite o plantio de forma inteligente: o XActPlanting, que cuida da quantidade de sementes liberadas durante a linha de plantio.

Na prática, a solução garante uma distribuição uniforme dos insumos e uma utilização otimizada do solo por meio do plantio inteligente, que usa recursos presentes nos equipamentos para possibilitar um controle individual de cada linha de plantio, ou seja, evitará falhas e linhas duplicadas.

Os benefícios do XActPlanting são diversos, como por exemplo:

  • espaçamento uniforme de sementes;
  • evita a sobreposição de plantio;
  • compensação em curva;
  • taxa fixa e variável de sementes;
  • maximização dos potenciais produtivos;
  • robustez e facilidade.

Quer saber mais sobre as tecnologias de liberação de insumos em taxa variável? Acesse agora mesmo a página dos produtos do AgXtend e conheça todas as soluções disponíveis.

Sobre o AgXtend

AGXTEND potencializa a eficiência na agricultura, por meio do que há de melhor no quesito inovação, melhorando processos fundamentais como preparação do solo, plantio, controle de ervas daninhas, fertilização, colheita e muito mais.