Plantio: como evitar sobreposição e falhas

A agricultura brasileira representa uma significativa fatia da economia do país. Segundo dados oficiais, somente em 2021 o setor foi responsável por gerar 150 mil empregos, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. E não existe agricultura sem o plantio. E é sobre isso que vamos falar.

O plantio representa o ato de lançar sementes à terra, permitindo que ela cresça e dê frutos. Embora também haja culturas que não são cultivadas através de sementes, mas pela técnica vegetativa, ou seja, o ato de colocar um pedaço da planta no solo para que se desenvolva.

É essencial para a agricultura, portanto, que o plantio seja bem realizado e obtenha o máximo possível de sucesso. Dessa maneira a rentabilidade do setor será positivamente influenciada.

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e como otimizar a plantação com recursos tecnológicos inéditos.

Tipos de plantio

Existem basicamente três tipos de plantios, sendo eles: plantio convencional, plantio direto e cultivo mínimo. A diferença está nos métodos usados e nas ferramentas empregadas. No caso do plantio convencional, é realizada a aragem e gradagem entre um cultivo e outro. Já no plantio direto, o cultivo é realizado em cima da palha seca da produção passada, preservando os nutrientes, preservando o solo e evitando a erosão.

Como um meio termo aos dois tipos de plantios citados, o cultivo mínimo consiste no emprego mínimo de máquinas agrícolas, para evitar o revolvimento do solo e compactação. Falaremos daqui para frente para produtores que utilizam, ainda que minimamente, máquinas para realizar o plantio.

Existe uma série de problemas que esses produtores enfrentam, como a falta de uniformidade nas linhas de plantio, a sobreposição de sementes no plantio e o alto custo com insumos. Mas com tecnologia, todos esses problemas podem ser minimizados.

Como garantir o espaçamento uniforme das linhas de plantio

Dar atenção ao espaçamento entre as linhas de plantio é essencial para garantir um correto uso dos recursos necessários para o desenvolvimento da colheita, tais como água, luz e temperatura. A falta de uniformidade pode prejudicar a produtividade. O correto espaçamento depende da fertilidade do solo e das características do local.

Ao ficarem muito próximas, as sementes acabam concorrendo por nutrientes. O contrário também acontece, pois se a distância é muito longa, há desperdício de potencial do solo, do sol, da água e dos nutrientes em geral. Além disso, a terra exposta favorece o surgimento de plantas daninhas.

Mas, como garantir o espaçamento uniforme com o uso de máquinas? Esse é um desafio para os produtores rurais e agricultores, mas que foi resolvido pelo AGXTEND em parceria com a BOSCH, que desenvolveram um produto capaz de garantir o espaçamento uniforme das linhas de plantio.

Por meio do XACTPLANTING, ocorre a automatização da distribuição de sementes, garantindo assim a tão almejada uniformidade de plantio. A tecnologia é capaz de controlar individualmente cada dosador da máquina, relacionando a taxa de aplicação fixa ou variável por meio de um mapa de prescrição com a velocidade e posição da máquina em tempo real.

Como evitar a sobreposição de sementes

A sobreposição de sementes é um mal que afeta grande parte dos agricultores, gerando desperdício e diminuição da produtividade da lavoura. Para evitar esse problema, o XACTPLANTING conta com um recurso exclusivo que, ao identificar uma área já plantada, impede o plantio de novas sementes, voltando ao normal assim que o equipamento chegar à uma área sem plantação.

Assista ao vídeo a seguir e confira os detalhes:

Como diminuir os custos com insumos

Para diminuir o gasto com insumos, é preciso garantir que o espaçamento entre as sementes seja correto. Sementes muito próximas concorrem entre si e acabam não ficando suficientemente nutridas. Já sementes muito distantes fazem com que insumos sejam colocados em locais onde não serão bem aproveitados.

Somente com uma tecnologia de plantio inteligente os insumos são bem aproveitados, gerando uma economia de até 20% no uso geral de insumos na plantação.

Como aumentar a produtividade no plantio

A consequência de um espaçamento uniforme do plantio e da sobreposição de sementes, bem como dos custos com insumos, só pode ser um aumento real da produtividade do plantio. Em um mesmo período de tempo, o produtor rural poderá contar com uma plantação maior, mais nutrida e muito mais produtiva.

Por meio do controle de taxa e desligamento linha a linha, o XACTPLANTING garante uma distribuição perfeita sem falhas e sem sobreposição. Uma solução de plantio inteligente que melhora e facilita a operação de plantio de produtores rurais de todos os tamanhos e contextos.

O retorno sobre o investimento ocorre em pouco tempo, já que acaba com a sobreposição e garante uma perfeita distribuição de sementes.

Por meio da inteligência de software, cada linha é controlada individualmente e garante o correto espaçamento entre as sementes em retas ou curvas. Os resultados são evidentemente positivos, com uma singularização média de mais de noventa e nove por cento, número muito superior à média tradicional.

Para saber mais detalhes e conhecer tudo sobre o XACTPLANTING, acesse a página de produto exclusiva disponível no site do AGXTEND.