Dia do Agricultor: conheça a rotina desses profissionais que movimentam a economia e cultura do país

O dia do agricultor começa bem cedo, geralmente com o nascer do sol. Ao som do galo cantando, ele levanta e prepara seu café. Entre os minutos corridos do despertar e a primeira refeição do dia, veste sua roupa de trabalho, organiza suas ferramentas, coloca as botas e o chapéu para começar mais uma jornada. 

Na primeira fase do ciclo produtivo, seu trabalho inicia-se preparando o solo, garantindo que esteja em condições ideais para receber as sementes ou mudas. Ele pode dispor de técnicas como a aração e a gradagem, como também semear a terra por meio do plantio direto.

Através da adubação, fornece os nutrientes que não se encontram no solo, mas são necessários para o bom desenvolvimento das plantas. Do algodão que abraça nosso corpo, ao arroz com feijão e pão quentinho que chega até nossas mesas todos os dias, tudo passa pelas mãos do agricultor.

Seu papel não se limita apenas a gerar alimentos que preenchem as despensas de nossas casas, ele também é o responsável pela produção de matéria-prima que dá origem a inúmeros itens essenciais em nosso cotidiano, como papel, borracha e lápis.

Esses são só alguns dos motivos pelos quais, em 1960, o presidente Juscelino Kubitschek instituiu em 28 de julho o Dia do Agricultor, uma data para celebrar e reconhecer a importância deste trabalhador em nossa sociedade.

Por isso, neste artigo, convidamos você a mergulhar nesta data tão especial, explorando os processos vitais que compõem o dia a dia do agricultor e como as soluções AGXTEND podem auxiliar em cada etapa.

Vamos lá?

O Agricultor e a Economia Nacional

Primeiramente, vale ressaltar que a agricultura é um setor fundamental para a economia de qualquer país. Mas no Brasil, essa importância é ainda mais evidente, pois somos um dos principais produtores e exportadores de alimentos do mundo.

O trabalho do agricultor é a base dessa indústria, uma vez que ele é responsável por cultivar os alimentos que abastecem o mercado interno e externo, movimentando a economia do país.

Além disso, a agricultura possui um efeito multiplicador. Ao produzir alimentos em grande escala, os agricultores demandam insumos agrícolas, como fertilizantes, sementes e máquinas, impulsionando outros setores.

A contratação de mão de obra também contribui para a geração de empregos, especialmente em áreas rurais, melhorando a qualidade de vida das comunidades agrícolas. Sendo assim, o agricultor grande protagonista na oferta e manutenção de empregos.

Conheça um pouco mais sobre como funciona cada uma.

Preparo do Solo

Essa é uma das etapas mais importantes de toda a operação, pois para ter resultados eficientes na safra é preciso preparar a terra para receber as sementes de forma adequada. Um manejo mal realizado pode provocar prejuízos graves no desenvolvimento da cultura.

Para operações que requerem precisão no mapeamento e monitoramento da profundidade do solo, a solução SoilXMonitor é ideal, pois proporciona instrução em tempo real, facilitando toda a operação e garantindo a qualidade do trabalho realizado pelo agricultor.

Em termos de fertilidade, outra solução que auxilia o agricultor é o SoilXPlorer, fazendo o levantamento de dados precisos para facilitar a aplicação de insumos por zona de manejo. Garantindo economia, eficiência, produtividade e sustentabilidade ao cultivo.

Plantio

Com o solo preparado, agora é o momento de realizar a semeadura, seguindo as melhores práticas agrícolas. Aqui, o agricultor é responsável por selecionar as sementes adequadas, fazendo escolhas estratégicas com base no clima, tipo de solo e nas características da cultura a ser cultivada. Nossa solução de plantio inteligente: XactPlanting garante a perfeita distribuição das sementes, evitando falhas e sobreposição. 

Trato Cultural

Durante o ciclo de crescimento das sementes, o agricultor é responsável por monitorar e cuidar plantas. Isso envolve atividades como irrigação, controle de pragas e doenças, adubação complementar e manejo adequado das ervas daninhas.

Nessa etapa ele deve estar atento às necessidades das plantas e adotar medidas preventivas para garantir o melhor desenvolvimento.

Com o FarmXtend é possível monitorar os fatores climáticos como a chuva, a velocidade do vento, a umidade do ar, bem como índices de umidade do solo e da radiação solar. Auxiliando o agricultor nas tomadas de decisões para os melhores momentos de preparar o solo, plantar, pulverizar e colher. Esta ferramenta atua por meio da coleta de dados meteorológicos ultra localizados. 

Colheita

A etapa final do ciclo produtivo é a colheita, momento em que o agricultor colhe os frutos de todo o trabalho que teve ao longo de meses. Nessa fase é preciso habilidade e conhecimento para realizar a colheita no período adequado, garantindo a qualidade dos alimentos.

O agricultor precisa estar atento às técnicas corretas, armazenamento adequado e transporte dos produtos até os mercados consumidores.

Além do conhecimento técnico para executar com eficácia cada processo do ciclo produtivo, vale ressaltar que essa profissão é uma semente plantada de geração para geração, onde o maior aprendizado vem da experiência e prática vivenciada no campo.

Por isso, neste Dia do Agricultor, queremos ressaltar que estamos aqui para apoiá-los em cada etapa, oferecendo soluções que otimizam e impulsionam o sucesso dessa profissão tão importante para o nosso país e futuro.

Se você gostou deste artigo, confira também: Tudo sobre agronomia e como ter sucesso nessa carreira.