Quem atua na área agrícola já entendeu há muito tempo que boa vontade e intuição não são suficientes para garantir um bom resultado. Antes, é necessário estudar muito o ambiente e identificar as condições de plantio. Calcular plantas por hectare é um dos processos que integram esse estudo prévio que antecede o período ativo de plantio.
Chegar a esse número é fundamental para conseguir calcular os custos envolvidos com a produção e, principalmente, definir a produtividade esperada. Através disso, é possível prever o retorno financeiro advindo daquele período de plantio.
Se você tem dúvidas sobre como calcular o número de plantas por hectare, fique conosco até o final, pois iremos mostrar detalhes desse cálculo, sobretudo através de três métodos distintos, mas igualmente úteis.
Boa leitura!
Como calcular o número de plantas por hectare
Existem diversos cálculos que devem ser realizados antes do início efetivo da plantação. Um exemplo disso é o cálculo de espaçamento, que define as distâncias que as plantas devem ficar umas das outras durante o plantio.
Todos os cálculos servem para uma finalidade: favorecer a produtividade e possibilitar otimizações que ampliem os resultados. Poucas são as pessoas que amam números genuinamente. Na agricultura, no entanto, os números são fundamentais para garantir o surgimento de bons resultados.
Através do cálculo de plantas por hectare é possível projetar a produtividade, de modo a otimizar investimentos e focar os esforços em áreas específicas.
Para a realização dessa projeção de produtividade, é sempre importante escolher plantas que estejam relativamente parecidas com a média das demais presentes na plantação. A seguir, apresentaremos três métodos para calcular o número de plantas por hectare:
Método simples
O primeiro método para calcular o número de plantas por hectare é bem simples. Em primeiro lugar, deve haver uma colheita do produto plantado. Essa colheita deve ser feita em diversos pontos da lavoura. A frequência recomendada é de 1 planta a cada 2 ou até 6 hectares.
Quando há mapas de produtividade, uma boa prática é escolher plantas de manchas distintas.
O próximo passo é encontrar o peso médio dos grãos. Para encontrar esse número é muito fácil: basta somar o peso dos grãos colhidos e dividir pelo número de amostras. Depois, será necessário encontrar a população de plantas da área, ou seja, a quantidade de plantas por hectare plantado.
Chegamos ao momento de encontrar a produção estimada. Agora, é só considerar o peso médio dos grãos e multiplicar pelo número total de plantas no talhão, usando a fórmula a seguir:
peso médio dos grãos (kg) x população de plantas (ha) = produção estimada (kg/ha)
Método americano
O próximo método é recomendado por universidades americanas. Neste caso, será utilizado como referência para o cálculo a quantidade de plantas presentes em 4 m². O primeiro passo, portanto, é calcular manualmente essa quantidade.
Escolha plantas representativas de cada fileira, definindo o número de fileira de grãos e também o número de grãos por fileira.
Depois, recorreremos a uma fórmula matemática e aplicaremos alguns dos dados levantados. A fórmula é a seguinte:
(n.º de espigas em 4m²) x (n.º de fileiras de grãos) x (n.º de grãos por fileiras) x 0,70 = kg/ha com 15,5% de umidade
Ao chegar neste passo, você terá a média de produção para a região onde foi realizada a colheita das plantas. Para descobrir o número final, repita os passos anteriores nos mais diversos pontos do talhão. Por fim, calcule a média dividindo os resultados individuais pelo número de locais calculados.
Método indicado pela Emater
Chegamos ao nosso último método para calcular o número de plantas por hectare. Este método é semelhante ao primeiro, porém com algumas complexidades extras que garantem um cálculo mais preciso.
O primeiro passo é calcular o número de plantas em 10 metros. Esse processo deve ser feito manualmente. Em seguida, eleja plantas representativas do perímetro e pese os grãos dividindo pela quantidade destes (ou seja, a média do peso).
Depois, utilize a fórmula que determinará a quantidade de plantas por hectare:
[(NE x P) / EM] / 1000 = produtividade (toneladas/ha)
As siglas acima fazem referência aos seguintes dados:
- NE= número médio de plantas
- P= peso médio de grãos por planta
- EM= espaçamento entre linhas por metro
Para melhorar a estimativa, é interessante repetir esses passos em vários pontos da área.
Por que conhecer a produtividade por talhão?
A produtividade das plantas dentro de determinada área é uma informação fundamental para produtores rurais. Isso porque esse dado consegue ajudar a identificar aquelas localidades que estão com rendimento menor que as demais.
Há, ainda, a possibilidade de encontrar os talhões mais produtivos, de modo a permitir uma investigação dos porquês determinados resultados são experimentados.
Conclusão
Neste artigo, conferimos três métodos para a realização do tão necessário cálculo de plantas por hectare. Todos os métodos citados são comprovadamente eficazes. Por isso, a escolha pode ser realizada a partir dos seus gostos pessoais e disponibilidade de informações.
Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Instagram para receber atualizações sobre agricultura.