Encontrar um espaçamento do milho ideal é um desafio para produtores rurais. Afinal, escolher entre um espaçamento menor ou maior, qual a melhor opção? Neste artigo pretendemos aprofundar no assunto, mostrando as principais opções de espaçamento, vantagens e desvantagens.
Boa leitura!
Qual o espaçamento ideal para o plantio de milho?
O espaçamento de milho mais frequentemente praticado é algo que fica entre 45 e 60 cm. Esse espaçamento possibilita um manejo mais adequado para favorecer a semeadura, o trato cultural e a colheita.
O correto espaçamento do milho evita a competição por água, luz e nutrientes, favorecendo o desenvolvimento da cultura. Além disso, há um favorecimento direto no sombreamento do solo.
Quantas plantas de milho por metro?
Mas o agricultor pode se perguntar qual a quantidade ideal de milho a cada metro. Saber definir isso é fundamental para que o desenvolvimento das culturas ocorra sem dores de cabeça.
Por conta do rendimento operacional, no período da safrinha, o espaçamento mais utilizado é o já citado espaçamento menor, que vai de 45 cm até 60 cm. No que diz respeito ao tamanho da população, os especialistas apontam que o ideal é disponibilizar 55.000 e 65.000 plantas por cada hectare. A definição exata dessa quantidade dependerá da época e da região do plantio.
Com isso, a quantidade mais ideal de sementes por metro pode variar entre 2,3 e 3,7. Em linhas de cultivos sob irrigação, a densidade de plantas pode aumentar sem que haja prejuízos à produtividade.
Por fim, em caso de cultivos em sequeiro, a densidade de sementes pode subir até 4 por metro, sobretudo quando estiver em período chuvoso ou com chuvas eminentes.
Vantagens do espaçamento reduzido
Acima, mencionamos o espaçamento de milho reduzido (entre 0,45 e 0,60 cm) Existem muitas vantagens que os agricultores podem experimentar ao adotar esse padrão de espaçamento.
Embora também existam desvantagens, a experiência garante que os benefícios superam em muito os pontos negativos.
A primeira grande vantagem é o crescimento do rendimento dos grãos, já que a distribuição na mesma distância aumenta a eficiência do uso de luz solar, água e nutrientes. Além disso, também há um melhor controle de plantas daninhas, já que os espaços que favorecem o surgimento e crescimento desses males são rapidamente fechados pela cultura.
Destacamos, ainda, a redução da erosão, já que ao ter o solo com mais espaço coberto pelo milho, os espaços para que as erosões ocorram diminuem. Em seguida, aparece a vantagem de uma melhor qualidade do plantio, já que há uma menor velocidade de rotação nos sistemas de distribuição de sementes.
O menor espaçamento do milho conquista, ainda, uma maximização da utilização de plantadoras, pois culturas diversas, como milho e soja, poderão ser plantadas com espaçamentos iguais.
Por fim, vale a pena destacar que a redução do espaçamento de milho favorece uma melhor distribuição da palhada no solo, facilitando o plantio direto.
Desvantagens do espaçamento de milho reduzido
Mas nem tudo são flores. Naturalmente, aparecem desvantagens do espaçamento de milho reduzido. A principal é a dificuldade em alguns manejos, já que nem todas as máquinas e ferramentas estão adaptadas para essas medidas.
A outra desvantagem está relacionada à menor aeração no interior da cultura, o que pode fazer surgir um microclima que favoreça algumas doenças que impactam negativamente a cultura, como ferrugem.
Como escolher o espaçamento ideal para sua plantação de milho?
Com todas as informações que disponibilizamos até aqui, já deu para entender muito bem o espaçamento do milho. Mas, afinal, como escolher as melhores medidas?
Para os especialistas, o espaçamento do milho menor aparece como a opção mais ideal, sobretudo porque na troca de cultura entre soja e milho não será preciso alterar o espaçamento entre linhas.
Com isso, a semeadora precisará ser menos regulada, economizando tempo e esforço. Mas, atenção: não deixe de prestar atenção na correta distribuição de plantas por metro quadrado.
Ao utilizar o espaçamento reduzido, haverá uma menor competição com plantas invasoras, pois o fechamento das linhas será mais rápido.
Como consequência da redução do espaçamento, é possível destacar também o melhor aproveitamento de luz, nutrientes e água.
Conclusão
Neste artigo, falamos sobre o espaçamento do milho ideal, chegando a conclusão de que o espaçamento menor é a melhor opção. Isso porque o espaçamento menor proporciona condições mais ideais para o desenvolvimento da cultura.
Vamos recordar as vantagens do espaçamento de milho reduzido? Confira:
- crescimento do rendimento dos grãos;
- melhor controle de plantas daninhas;
- redução da erosão;
- melhor qualidade do plantio;
- maximização da utilização de plantadoras;
- melhor distribuição da palhada;
- facilitação do plantio direto.
Quer garantir um plantio eficiente? Conheça o XActPlanting, uma solução que, por meio do controle de taxa e desligamento linha a linha, distribui as sementes de forma ideal. Acesse a página do produto e saiba mais.